Instrumentos

/Instrumentos
Instrumentos2019-01-04T17:09:13+00:00

Guitarra Elétrica

A guitarra elétrica é um dos parentes da guitarra clássica mas tem uma técnica de execução diferente e muito própria, sendo um instrumento de grande aceitação. Como consequência desenvolveram-se métodos de aprendizagem muito práticos e acessíveis. A guitarra eléctrica ajusta-se a muitos estilos musicais tais como o Rock, Pop, Jazz e Blues possibilitando aos executantes, dentro de cada estilo, a escolha do seu timbre pessoal.

Guitarra Clássica

É o instrumento que se encontra mais perto do sentimento popular de quase todos os povos.

Excepcional para acompanhar a voz humana, a Guitarra Clássica tem características que se adaptam a todos os géneros de música desde a clássica aos estilos mais modernos.

Guitarra Baixo

Elemento indispensável na parte rítmica e harmónica de qualquer composição, a guitarra baixo é essencialmente um instrumento de conjunto. O baixo eléctrico está quase sempre presente em todas formas de música, ligeira, Pop, Jazz, Rock etc… A possibilidade de escolha de timbres diferentes, através dos modernos processadores, fazem com que a guitarra baixo seja um instrumento flexível e apaixonante como tantos outros.

Piano

O piano pelos recursos sonoros, pela riqueza harmónica, pela variedade dos seus registos e pelas gradações dinâmicas que permite, é inigualável, ao ponto de ter marcado, a partir do seu aparecimento, todos os novos ideais estéticos em torno da composição. É sem dúvida um instrumento maravilhoso, sendo ainda dos mais adotados por quem pretende estudar música.

Bateria

A bateria é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem tocados por um único músico, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas, vassouras ou bilros, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos.

Voz

A grande maioria das bandas de música utiliza um cantor como instrumento principal e em muitos casos acaba por ser o músico que menos estudou e trabalhou o seu instrumento, a voz. Os cantores acabam sempre por se conformar com uma boa afinação e uma cor de voz original mas esquecem-se de aspectos tão importantes como a respiração e posição de todos os orgãos que intervêm na execução do canto.

Violino

O violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas friccionadas. É o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família. Esticada na parte inferior do arco estão as cerdas, que são feitas de vários fios de crina de cavalo, ou de material sintético.

Flauta

A flauta é um instrumento de sopro, da família das madeiras. A sua origem remonta o período neolítico da nossa civilização, quando o homem, com a intenção de imitar o som dos pássaros, produziu os primeiros instrumentos de sopro de que se tem registo, através de bambus perfurados. As flautas são encontradas em vários tipos e formatos, sendo, as mais comuns, a doce e a transversal; possuindo, cada um desses tipos, uma grande variedade de modelos, que se distinguem pelo tamanho, afinação e pelo material do qual são feitos.

Acordeão

“De uma forma geral, na família multissecular dos instrumentos musicais, o acordeão é um dos mais jovens (…) Em virtude dos seus sons atraentes, tornou-se um instrumento com grande aceitação. O seu valor não passa despercebido, estando em muitos países a par do Piano e de outros instrumentos nobres. É um excelente instrumento musical.”
Prof. Vitorino Matono 

Saxofone

O saxofone é um instrumento de sopro patenteado em 1846 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos, que viveu na França no século XIX. Os saxofones são instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita não é a mesma nota que ouvimos (som real ou nota de efeito). A maior parte dos saxofones são em B♭ ou em E♭.

Combo

Aulas de conjunto onde são tocados temas trabalhados previamente, com o supervisão e orientação de um professor. As aulas são compostas por 4 ou mais alunos entre bateria, guitarra acústica/elétrica, guitarra baixo, teclado ou voz.